Apesar do otimismo da “Semana Cripto”, declarada pelos Republicanos, várias propostas de lei sobre criptoativos não conseguiram avançar no Congresso dos EUA nesta terça-feira. Este revés representa um grande desafio para os defensores da regulamentação pró-cripto.
Uma votação processual em 14 de julho revelou a dificuldade. Aliás, 196 legisladores votaram a favor do avanço das propostas de ativos digitais. Contudo, 223 se opuseram à medida.
Relatos indicam que a votação fracassou devido a um grupo de políticos da House Freedom Caucus. Eles votaram contra, citando preocupações. Especialmente, as que cercam as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e outras questões.
Um voto favorável teria sido um momento marcante. Isso porque incluía projetos de lei importantes, como o GENIUS Act e o CLARITY Act.
Futuro Incerto Após Votação Chocante
A notícia da falha na votação processual surge pouco depois de um apelo. O Presidente dos EUA, Donald Trump, pediu aos Republicanos que aprovassem as propostas de lei. Ele fez essa solicitação em uma postagem no Truth Social em 15 de julho.
“Este é o nosso momento — Ativos Digitais, GENIUS, Clarity”, escreveu Trump. “Tudo faz parte de Tornar a América Grande Novamente, MAIOR E MELHOR DO QUE NUNCA.”
“Estamos liderando o Mundo”, acrescentou ele. “Trabalharemos duro com o Senado e a Câmara para aprovar ainda mais legislação.”
Enquanto os Republicanos chamam a semana de 14 de julho de “Crypto Week”, Democratas importantes reagiram. Eles declararam a mesma semana como “Semana Anti-Corrupção Cripto”.
Em um aviso de 11 de julho, divulgado no site do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, a membro ranqueada Maxine Waters (D-CA) e o Deputado Stephen Lynch (D-MA) fizeram críticas. Eles alegaram que os Republicanos estão tentando aprovar “legislação cripto perigosa”.
“Além de carecer de proteções urgentes ao consumidor e salvaguardas de segurança nacional”, afirmou Waters. “Essas propostas tornariam o Congresso cúmplice do golpe cripto sem precedentes de Trump.”
Ela concluiu: “Um golpe que o enriqueceu pessoalmente, a toda a sua família e aos bilionários insiders de seu gabinete, tudo enquanto fraudava investidores.”
Com as propostas de lei cripto atualmente paralisadas, permanece incerto o próximo passo dos legisladores dos EUA.










